AULA 9

Introdução ao 3DSMAX

Nesta aula, iniciámos o programa com a construção de uma lamparina e de um pequeno espaço expositivo.

Para a base da lamparina usámos um cilindro. Standard Primitives -» Cilynder (raio = 80). Para arredondar a parte superior do sólido fizémos um taper. Modifier list -» Taper (Up = 80 / Low = 50 / Curve = 1 / Amount = -0,4). Na base do sólido adicionámos um Toro. Standard Primitives -» Toros. De seguida subtraímos o toro ao cilindro. Compound Objects -» Bolean -» Subtract.






Para regular a intensidade da chama criámos um botão com um parafuso. Para o botão foi utilizado um cilindro. Standard Primitives -» Cilynder (raio = 10 / altura = 5 / sides = 6). Para o parafuso recorremos ao mesmo método. Standard Primitives -» Cilynder (raio = 3 / altura = 25 / sides = 18). No final acabámos por juntar os dois. Convert to -» Convert editable poly -» Attach (selecionar objeto).






Adicionámos ainda uma chama. Standard Primitives -» Cilynder (raio = 1,5 / altura = 100). Para alterar a sua forma, de modo a que se pareça com uma chama aplicámos um StretchModifyModifier ListStretch (Stretch = 0,3 / Amplify = 0,2 / Noise = 0 / Scale = 100.)








Procedemos à criação da lamparina através de uma ‘’Spline’’. Shapes -» Line e fomos construindo os vértices/pontos arrastando-os. (Foi apenas necessário construir metade da figura). Para reposicionar ou alterar os vértices podemos ir a: Modify -» Select Vertex Mode ou "Bezier" ou ainda "Smooth". Para finalizar a figura : ModifyModifier ListLathe e obtivémos a nossa lamparina de revolução em 3D.






Por fim inserimos uma mesa e duas paredes como espaço expositivo do nosso objecto. Standard Primitives -» Box.




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