AULA 9
Introdução
ao 3DSMAX
Nesta aula, iniciámos o programa com a construção de uma
lamparina e de um pequeno espaço expositivo.
Para a base da lamparina usámos um cilindro. Standard
Primitives -» Cilynder (raio = 80). Para
arredondar a parte superior do sólido fizémos um taper. Modifier
list -» Taper (Up = 80 / Low = 50 / Curve = 1 /
Amount = -0,4). Na base do sólido adicionámos um Toro. Standard
Primitives -» Toros. De seguida subtraímos o
toro ao cilindro. Compound Objects -» Bolean -» Subtract.
Para regular a intensidade da chama criámos um botão com um
parafuso. Para o botão foi utilizado um cilindro. Standard Primitives -» Cilynder (raio
= 10 / altura = 5 / sides = 6). Para o parafuso recorremos ao mesmo
método. Standard Primitives -» Cilynder (raio
= 3 / altura = 25 / sides = 18). No final acabámos por juntar os dois. Convert
to -» Convert editable poly -» Attach (selecionar
objeto).
Adicionámos ainda uma chama. Standard Primitives -» Cilynder (raio = 1,5 / altura = 100). Para alterar a sua forma, de modo a que se pareça com uma chama aplicámos um Stretch. Modify -» Modifier List -» Stretch (Stretch = 0,3 / Amplify = 0,2 / Noise = 0 / Scale = 100.)
Procedemos à criação da lamparina através de uma ‘’Spline’’. Shapes -» Line
e fomos construindo os vértices/pontos arrastando-os. (Foi
apenas necessário construir metade da figura). Para reposicionar ou
alterar os vértices podemos ir a: Modify -» Select
Vertex Mode ou "Bezier" ou ainda "Smooth". Para
finalizar a figura : Modify -» Modifier List -» Lathe
e obtivémos a nossa lamparina de revolução em 3D.
Por fim inserimos uma mesa e duas paredes como espaço expositivo do nosso objecto. Standard Primitives -» Box.
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